sábado, 19 de abril de 2014

Fotografia com longa exposição - Parte 2


Essa é a continuação da postagem anterior sobre qual o maior tempo de exposição que uma câmera digital consegue fazer.
Para concluir esse trabalho utilizei quatro imagens, todas no mesmo local (um quarto escuro) com a mesma câmera, a mesma lente e usando a mesma abertura. Cada imagem foi captada em um dia diferente mais na mesma hora do dia inicio da exposição 9:00h da manha.
Temperatura ambiente de 22 a 24 graus.
Materiais utilizados:
Câmera: Canon EOS 5D MARK II
Lente: Canon 50mm 1.4
Filtros ND8 e ND16 da KENKO
Disparador
Tripé: Em todas as fotos
A primeira imagem foi a mais fácil, com duração de 8 segundos abertura f/22. Essa imagem serve como parâmetro para as outras.
Segunda imagem: Exposição de 2 horas no quarto escuro. O que impressionou nessa imagem foi a ausência de ruído.
Terceira imagem: Exposição de 3 horas no quarto escuro. O uso de um filtro ND16 da kenko foi necessário para aumentar o tempo de exposição. Nessa imagem é visível a presença do ruído.
Quarta imagem: Exposição de 4 horas no quarto escuro com filtro ND8 da kenko. Essa imagem ficou muito parecida com a anterior com duração de 3 horas.


A primeira foto com 8 segundos de exposição
 
 
Segunda foto com 2 horas de exposição. Essa imagem impressiona pela ausência de ruído.
 
Terceira foto com 3 horas de exposição. Para aumentar o tempo de exposição foi utilizado o filtro ND16 da KENKO
 
Quarta foto com 4 horas de exposição. Para aumentar o tempo de exposição foi utilizado o filtro ND8 da KENKO
 
Não foi possível fazer exposições superiores a 4 horas, minhas baterias da Canon já não seguram tempo maior e meu gripe simplesmente parou de funcionar há alguns dias atrás.
Para exposições superiores a 8 horas o ideal é o uso de uma fonte de alimentação externa e para obter uma qualidade melhor na imagem a temperatura do ambiente é um fator fundamental.
Uma das aplicações para essa longas exposições é fotografia de paisagem a noite (com estrelas) e fotografar fungos (cogumelos) ou flores que tenham uma duração curta.
Esse experimento ainda não acabou. Estou estudando a compra de uma fonte externa para a minha câmera e tentar exposições mais longas.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário