sábado, 19 de abril de 2014

Fotografia com longa exposição - Parte 1

Para saber qual o maior tempo de exposição que uma câmera digital pode fazer comecei a pesquisar na web e o que encontrei foi experimentos com fotografia de longa exposição de no máximo 10 minutos para câmeras digitais. Já para câmeras que utilizam filme fotográfico encontrei um experimento que durou três anos de autoria do fotógrafo Michael Wesely.
Resolvi então começar a fazer a pesquisa com câmera digital. 
Na primeira fase do experimento utilizei duas marcas de câmera: a Nikon D300s e a Canon 5D MARK II. Nessa primeira etapa usei as câmeras sem lente e com a tampa frontal e no modo BULB. Com o auxilio de um disparador travei o controle com a câmera ligada como se fosse tirar uma foto e deixei até a bateria acabar.
Primeira câmera: Nikon D300s tempo de exposição 4h30 minutos.
 
                                      Foto tamanho original
 
Crop de 200% da foto original
 
Crop de 800% da foto original

Eu não esperava encontrar um padrão tão bonito nessas imagens, na verdade não esperava encontrar
absolutamente nada, somente um arquivo preto.
Pesquisando porque apareceu esse padrão acabei encontrando que esse ruído é gerado pelo calor pela câmera chamado de DARK PIXEL.
Resolvi fazer um novo experimento para comprovar que esse ruído foi realmente gerado pelo calor.
Para baixar a temperatura utilizei um tupperware para colocar a câmera dentro, um higrômetro, um termômetro e um freezer. Com temperatura de -15 graus e 0% de umidade iniciei a exposição de 4h30 minutos.
                                           Foto original
 
A quantidade de ruído diminuiu drasticamente e o experimento comprovou que o calor influencia na quantidade de ruído da imagem.  
  
Segunda Câmera: Canon 5D MARK II    
O mesmo processo foi realizado. Utilizei o modo BULB e liguei um disparador para travar a exposição. Consegui ficar 5h com uma única bateria.
 
Foto tamanho original com 5h de exposição temperatura ambiente 25 graus
 
Crop de 400% da foto original


A diferença entre as imagens dos dois sensores é bem grande. Gostei muito do padrão da Nikon que deu um efeito mais artístico mas nesse teste o fundamental é o tempo que a câmera aguenta com apenas uma bateria e a Canon ganhou.
No próximo teste usarei a câmera Canon 5D MARK II para captar uma imagem e deixar o máximo que a bateria permitir com uma exposição.
  
                                                                                       
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário