terça-feira, 18 de março de 2014

Papéis Artesanais - Cana de açucar, algodão, abacaxi, manga, celulose, pelos e cabelos

Minha pesquisa com papéis artesanais começou em 2013 quando estava no segundo semestre do curso de fotografia. Procurava um novo suporte fotográfico para imprimir minhas fotografias. Meu primeiro experimento foi trabalhar com a fibra da cana de açúcar que rendeu um papel muito resistente e com boa qualidade de impressão, depois veio o experimento com o algodão, esse papel é o melhor para impressão jato de tinta. Essas duas fibras rendem papéis muito bonitos mas usam muita água para a sua produção. Já o suporte feito com pelos de animais são os mais simples de fazer, utiliza pouca água  na produção e cria um trabalho único. Seu ponto negativo fica na impressão com jato de tinta, esse suporte não aceita esse tipo de impressão.
Estou trabalhando em um suporte misto que usa fibra de cana de açúcar, algodão, essa técnica mista usa menos água e diminui o custo de produção.
Estou estudando postar um vídeo sobre a produção de papeis artesanais, assim que todas as etapas do processo estejam 100% postarei o vídeo com o passo a passo.
 
 Método tradicional para manufatura de papéis. Essa técnica é aconselhável para produção de uma quantidade maior de papéis, são utilizados mais de 100 litros de água contando com a lavagem das fibras e a água do tanque.


 Papel feito com cana de açúcar
 
 Impressão jato de tinta em papel feito com cana de açúcar
 
 Fibra de algodão e cabelos
 
  Impressão jato de tinta em fibras de cana de açúcar
 
 Papel com fibras mistas, cana de açúcar e algodão
 
Suporte feito com pelos de gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário